Design de sons

O design de sons é uma das partes mais divertidas na criação de um jogo, é o momento de adicionar efeitos que vão ajudar a dar vida em um mundo que antes não tinha nenhum som. Infelizmente algumas pessoas não conseguem apreciar isso devido suas realidades, mas quem pode, percebe que em todo traço de vida existe um som. 

Quando gravamos o mundo real para colocar nos games, podemos transformar o barulho de abrir um vegetal como pimentão verde, para algo assustador. O que seria desse post sem sons? Veja (e escute) o exemplo abaixo: 

Conseguimos imaginar esse som tanto num jogo de terror como também quando um personagem está andando sobre uma plataforma que pode quebrar a qualquer momento. Temos que achar o motivo para colocar o som no jogo, isso faz parte do planejamento e criação de sons.  

Quando estamos elaborando esses efeitos, tem vezes em que é necessário misturar diversos sons para chegar no resultado que buscamos, mesmo que seja para criar algo do mundo real. 

Mas sons não são apenas para auxiliar a descrever coisas do mundo real, também utilizamos para ilustrar de forma auditiva os elementos imaginários, coisas que só a fantasia/ficção pode nos proporcionar, como por exemplo o barulho de tocar em um cristal e ouvir um som mágico. No caso, esse foi um dos sons que a equipe realizou para o Espada. 

O designer de som tem a responsabilidade e a capacidade de decidir como o efeito sonoro vai se encaixar no jogo, filme etc. Para se aprofundar mais sobre o tema assista o vídeo a seguir: 

Adicionar sons ao Espada é um desafio, mas ao mesmo tempo é divertido e único dar som para o mundo em trixel art. Para auxiliar nessa jornada, usamos o software gratuito chamado Audacity, o qual fornece tudo que precisamos para criar, editar e preparar os sons e músicas do jogo. 

Agora no Espada temos um mundo fantástico e com som! Esperamos animados para que vocês possam ouvir o quanto antes.